logo
PONTES E LACERDA

Águas Pontes e Lacerda alerta: O que não deve ser jogado no ralo


Águas Pontes e Lacerda alerta: O que não deve ser jogado no ralo
Você sabia que um dos principais responsáveis pelo entupimento da rede de esgoto são resíduos descartados inadequadamente nos ralos e pias? Essa atitude prejudica a eficiência de tratamento nas unidades operacionais e, ainda, pode causar danos à saúde e meio ambiente. Por conta do descarte irregular desses resíduos, especialmente restos de comida e óleo de cozinha, a Águas Pontes e Lacerda, empresa do Grupo Iguá, faz um alerta sobre os problemas causados na rede de esgoto.

O descarte de óleo de cozinha no ralo da pia é algo muito comum nas residências, atitude que traz imensos prejuízos. Este tipo de resíduo, por ser mais denso, tende a se acumular nos encanamentos causando entupimentos, e quando acrescido a restos de alimentos, por exemplo, os prejuízos tendem a serem ainda maiores. Dica: o produto pode ser reciclado, virando sabão, resina para tintas, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. Portanto vale a pena se informar sobre pontos de coleta na cidade.

Fundamentais para garantir mais saúde e bem-estar à população, as redes de esgoto são dimensionadas para receber determinada quantidade de efluentes produzidos aos usarmos a torneira, lavarmos louças ou roupas, darmos descarga no vaso sanitário ou usarmos o chuveiro. Quer dizer, a maior parte do material é líquido, com pouquíssimos resíduos sólidos. Quando essa proporção se inverte, mais cedo ou mais tarde poderá ocasionar vazamento do esgoto nas vias públicas e até o retorno para dentro das casas, o que pode provocar a transmissão de doenças. Além, claro do mal cheiro e da sujeira que vêm junto.

“Existem leis e decretos municipais que tratam do assunto e é importante que o cliente esteja atento às normas, a fim de que a estrutura de tratamento de esgoto não seja prejudicada, trazendo problemas para o próprio morador e o meio ambiente”, alerta o diretor operacional Christopher Alves. “Além disso, efluente de má qualidade significa potencial contaminação da água e prejuízo ao meio ambiente”, reforça.

 
O que não deve ser jogado no ralo

Em geral, deve-se evitar o descarte de materiais sólidos no esgoto, mas alguns deles são ainda mais prejudiciais. Confira alguns exemplos:

Restos de alimentos

Óleo de cozinha

Borra de café

Algodão e pedaços de tecidos

Folhas secas

Adesivos

Papéis e plásticos 

Medicamentos

Absorventes e preservativos

Fluídos químicos, como tintas, solventes ou óleo automotivo.

Sobre a Águas Pontes e Lacerda 

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: 

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

Mais lidas

VER MAIS